João Calvino

João Calvino
....

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sobre o Pecado

·         Todos os homens na condição de pecadores (ROM 3:9)
Ø  A responsabilidade da desobediência
         “Se você crer apenas naquilo que o agrada não é no Evangelho que você crer, e sim em si mesmo” (Santo Agostinho)

1.      O apóstolo Paulo foi um mestre na exposição da Glória de Deus, um combatente fervoroso e fiel em demonstrar as riquezas que possuem as pessoas que estão redimidas pelo sangue do Cordeiro. Porém não foi competente apenas nessa área, se preocupou também em demonstrar por que o ser humano se encontra em um estado decaído, podemos dizer, com sinceridade, que o objetivo de Paulo não foi passar a mão na cabeça de nenhum Cristão, e isso não pode ser confundido com falta de amor, pelo contrário é uma de suas demonstrações, pois fazia parte de sua verdadeira evangelização deixar claro que somos todos culpados, e que cabia somente a Graça nos redimir. Como tenho visto que hoje a importância de demonstrar a seriedade do pecado não tem recebido sua verdadeira validez, resolvi realizar este pequeno estudo e denunciar o que muitos Cristãos não gostam de ouvir, ou o que é pior, nunca ouviram. Pretendo fazer um paralelo entre alguns textos bíblicos que relatam situações humilhantes para o ser humano que está em pecado e também mostrar claramente que a Ira do Senhor, de nenhum modo, escapará caso não se arrependam.

2.      Vamos ao primeiro, 2° Samuel 12:10-12, sem mais demora: . O pecado tem sérias conseqüências. Meus irmãos, ninguém pode deixar de afirmar que o pecado é prazeroso aos homens carnais, pois os reveste de uma alegria que contagia todo seu ego, todos os seus sentimentos e até preenche suas necessidades humanas, pecado e homem estão destinados um para o outro, ambos apenas se complementam quando estão juntos. Porém o que falar quando alguém de Deus comete profunda malícia? Analisemos o caso de Davi, homem a qual o Senhor revestiu de sua misericórdia e pôs para liderar seu povo. Após cometer o erro de desejar uma mulher alheia, Davi procurou uma maneira de se juntar a ela, buscando informações ao seu respeito, ainda não satisfeito deitou-se com Bate-Seba e ordenou uma providência para a morte de seu marido Urias, podemos perceber que além do adultério, ainda praticou o assassinato e inveja. Após receber a repreensão do profeta Natã, Davi é alertado sobre o mal que sua casa terá a espada não se apartará dela, suas mulheres seriam tomadas e mais, seus filhos entrariam em guerra, um perseguindo e jurando de morte ao outro. Isto ocorreu, e o texto deixa bem claro, por que Davi menosprezou o Senhor. Irmãos, o pecado nada mais é que a rejeição a Deus. Se uma pessoa que pertence a Deus, não tem a si mesmo como prioridade, cai em pecado é certo que o Senhor de algum modo trará conseqüências. Manchar a aliança que Cristo selou na Cruz é gravíssimo, Deus se ira com tamanha falta de zelo por seu pacto com os homens. A cruz não pode ser negligenciada por nossos desejos carnais e a revolta de Deus virá sobre quem praticar o mal. As conseqüências são graves, porém apenas deste modo podemos compreender o absurdo de transgredir os mandamentos do Senhor. O texto é claro e afirma que o furor de Deus não terá fim na casa de Davi. A seriedade é enorme, Deus não se oculta e envergonha tremendamente aqueles que o desobedecem. Pois simplesmente o que está em jogo é a sua Autoridade, e ele não pode deixar passar em branco sequer uma ofensa, se a santidade de Deus for ferida, ai daquele que a ferir.

3.      Leiamos o Salmo 51:12. A alegria da salvação. O grande problema que nos leva a pecar não é necessariamente o pecado em si, mas a dormência espiritual, segundo Spurgeon, que nós temos. Quando aquilo de melhor, mais valioso para o crente, a salvação, passa a não ter significado, passa a não gerar em nós grande exultação e felicidade, abre-se uma porta escancarada que dará passagem para o trabalho de nossa carne. O próprio Davi compôs este Salmo, e ele é claro ao dizer ‘restitui-me a alegria da tua salvação’. Quantos irmãos têm agido dessa forma, renegando a Graça de Deus e olhando apenas para seus desejos, dando vez apenas as concupiscências da carne, ora, tudo aquilo que a carne produz é desagradável a Deus (Gl 5: 19-210). Olhemos sempre para tão grande salvação, pois quem a negligencia é digno da Ira de Deus, e ela virá, não tenhamos dúvidas. Depois ter que pedir perdão a Deus, embora seja a solução, é muito penoso para o ser humano. O Salmo 1°, afirma que o homem bem aventurado é aquele que medita na lei do Senhor, mas o fim dos ímpios será ruim.

4.      Por último, vamos ler Rom 3:9. Todos pecaram. O ser humano necessita se recompor diante de Deus, aquilo que possui de ruim há de ser tratado por Deus. Todos os homens nascem maus, ‘não há um justo sequer’. A soberania de Deus não abre espaço para o reinado da liberdade espiritual humana, ou seja, de sua autonomia espiritual, pois estas são incompatíveis. A nossa liberdade só pode ser exercida em Cristo, não por nós mesmos, por isso sempre hei de refutar o Livre-Arbítrio. Que venham todos a Deus, e aquele a qual ele quiser despejar sua Graça que se arrependa. Venhamos sempre a nos alegrar perante ele, relutando contra a nossa própria natureza carnal. E que não abram jamais espaço para os valores humanos, já basta toda a incredulidade que habita em nós, toda impureza, tanta falta de fé. Reconheçam que são pecadores e peçam a Deus arrependimento e sabedoria para suas vidas terem sentido real. Venhamos todos a labutar nas causas de Deus, naquilo que O agrada, e somente nele venhamos achar paz e conforto. Que Deus os conceda arrependimento e os revele sua Graça.  Saiba que longe de Deus estamos mais próximos de nós mesmos, e isso nos destruirá, pois a Ira virá sobre os filhos da desobediência.

5.      Exortação e Oração.


Raphael Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário